20 de mar. de 2015

Informações Enciclopédicas I

Alsácia, região administrativa e antiga província no noroeste da França, dividida atualmente em três regiões: Alto Reno, Baixo Reno e o Território de Belfort. Situada entre o Reno, que a separa da Alemanha, e a cadeia montanhosa dos Vosgos. Tem especial importância a criação de gado bovino, favorecida por uma notável extensão de cultivos de forrageiras. Suas indústrias mais destacadas são a têxtil e a metalúrgica. Entre seus principais centros, destacam-se Estrasburgo, Mulhouse, Belfort e Saverne.

Alsácia-Lorena, área fronteiriça do noroeste da França, entre os montes Vosges e o Reno, é banhada pelo Mosel. Está dividida em três departamentos: Bas-Rhin e Haut-Rhin, na região da Alsácia, e Moselle, na região de Lorena. Em 1871, após a guerra Franco-Prussiana, a Alemanha anexou a zona que havia estado sob domínio francês desde meados do século XVII. Em 1919, a cidade foi devolvida à França segundo as condições do Tratado de Versalhes.

Antuérpia, cidade do norte da Bélgica, centro administrativo da província de mesmo nome, às margens do rio Schelde, perto do mar do Norte e da cidade de Bruxelas. É um dos portos mais importantes da Europa, e o segundo do país. Destaca-se pela importação de grãos e metais, e pela exportação de maquinaria, derivados têxteis e outras manufaturas. Os principais setores industriais são o automobilístico, a lapidação de diamantes, estaleiros, os artigos de metal, equipamentos eletrônicos e produtos químicos. População (1993, estimativa): 462.880 habitantes.

Augsburgo, cidade situada no sul da Alemanha, no estado da Baviera, na confluência dos rios Lech e Wertach. Suas principais indústrias fabricam produtos têxteis, automóveis, maquinaria e produtos químicos. Entre os lugares de interesse da cidade estão a Igreja de São Ulrico e São Afra, a câmara municipal e a Catedral de Santa Maria, com os vitrais mais antigos do mundo. População (1990): 254 mil habitantes. 

Áustria, república federal no centro da Europa. Limita-se ao norte com a República Tcheca, a nordeste com a Eslováquia, a leste com a Hungria, ao sul com a Eslovênia, Itália e Suíça e a oeste com o Liechtenstein, Suíça e Alemanha. Tem 83.859 km2 de superfície. Viena é a capital. A Áustria é uma república federal e democrática governada segundo a Constituição de 1920. Uma importante indústria manufatureira tradicional de artesanato produz artigos de madeira, vidro, tecidos e cerâmica, embora a principal indústria seja a metalúrgica. Conta também com indústrias de produção de alimentos, indústria química, de materiais de construção, papéis e tecidos, esta última baseia-se especialmente na produção de lã. O turismo tem grande importância na economia. Em 1867, o imperador Francisco José teve de conceder à Hungria sua própria Constituição e sua quase  independência. A partir dessa época, o império passou a ser conhecido como Império Austro-Húngaro. Eram estados separados, mas, unidos pela monarquia, o soberano era o imperador da Áustria e rei da Hungria. Em 1879, a Alemanha e a Áustria-Hungria selaram uma aliança, que com a incorporação da Itália em 1882, chamou-se a Tríplice Aliança. Em 1922, a Sociedade das Nações concedeu um grande empréstimo em troca de sua neutralidade e da aplicação de políticas deflacionárias que causaram muitas dificuldades econômicas.

Baden-Württemberg, estado situado a sudoeste da Alemanha. Limita-se ao norte com os estados de Hesse e com a Baviera, a leste com a Baviera, ao sul com a Suíça e a oeste com o estado de Renania-Palatinado e com a França. Dentro de Baden-Württemberg há numerosas regiões montanhosas, entre as quais se inclui a Floresta Negra. Através dessas terras altas correm rios como o Reno, o Neckar e o Danúbio. O lago Constanza encontra-se na fronteira sul do estado. Baden-Württemberg tem uma grande atividade industrial (maquinaria, química e de material ótico, entre outras). As culturas mais importantes são trigo, cevada, uva, batatas. A atividade florestal e a produção de laticínios se desenvolvem na Floresta Negra e em outras regiões altas. É um popular centro turístico. Stuttgart é a capital e principal cidade. Os primeiros povos conhecidos que habitaram esse território foram os alamanos. Em 1867, Baden foi incorporada à Confederação da Alemanha do Norte, e em 1871, passou a fazer parte do Império Alemão. Superfície: 35.752 km2; população (1990): 9.822.000 habitantes.

Baixa Saxônia, estado do noroeste da Alemanha, limitado ao norte pelo mar do Norte, Hamburgo e Schleswig-Holstein, a nordeste por Mecklemburgo-Pomerania Anterior, a leste por Saxônia-Anhalt, a sudeste por Turingia, ao sul pelos estados de Hesse e Renânia do Norte-Vestfália e a oeste pelos Países Baixos. O norte da Baixa Saxônia é baixo e plano, e no sudeste a região é montanhosa (Harz). Vários rios banham o estado: Ems, Weser e Elba. Hannover é a capital e principal cidade. Brunswick, Osnabrück e Oldenburg são outras importantes cidades. A Baixa Saxônia é um rico estado agrícola (especialmente, cereais). Há criação tanto de gado leiteiro como de corte. Os minerais mais importantes são o ferro e a lignita. Existem depósitos de petróleo na parte ocidental. A indústria automobilística é a mais importante. Em 1946, o governo militar britânico criou o estado da Baixa Saxônia a partir da antiga província prussiana de Hannover e os antigos estados de Brunswick, Oldenburg e Schaumburg-Lippe. Superfície: 47.424 km2; população (1992): 7.476.000 habitantes.

Baviera, estado do sudeste da Alemanha. Limita-se ao norte com os estados de Turingia e Saxônia, a nordeste com a República Tcheca, a sudeste e ao sul com a Áustria, e a oeste com os estados de Baden-Württemberg e Hesse. Munique é a capital e a cidade mais importante. Banhado pelo rio Main a noroeste e pelo Danúbio. Ao norte do Danúbio a região é formada por suaves montanhas. A população se dedica principalmente à agricultura de cereais e à criação de gado. Os bosques produzem grande variedade de madeiras. Em 1949, a Baviera passou a fazer parte da Alemanha ocidental. Superfície: 70.546 km2; população (1990): 11.448.800 habitantes.

Bélgica, monarquia constitucional a noroeste da Europa. Limita-se ao norte com a Holanda e o mar do Norte, a leste com a Alemanha e Luxemburgo e ao sul e sudoeste com a França. Tem uma extensão de 30.528  km2. Bruxelas é a capital e a cidade mais importante.
A Bélgica é um dos países mais industrializados da Europa. A moeda nacional é o franco belga. Os belgas eram uma antiga tribo celta. A independência da Bélgica foi proclamada e aceita na Conferência de Londres em 1831 pelas grandes potências. A Bélgica foi membro constituinte, em 1952, da Comunidade Européia do Carvão e do Aço e contribuiu para a fundação, em 1957, da Comunidade Econômica Européia (hoje União Européia). Em maio de 1993, a Bélgica tornou-se um país federal.

Berlim, cidade do nordeste da Alemanha, capital da Alemanha unificada entre 1871 e 1945 e novamente a partir de 1990. Está situada nas terras da planície setentrional da Alemanha, na confluência de vários rios e entre vários lagos. Sua ligeira elevação converteu-a, desde a pré-história, num lugar ótimo para o assentamento humano. A cidade, em 1990, tinha uma população aproximada de 3.433.700 habitantes e uma superfície de 889 quilômetros quadrados. Depois da divisão de Berlim em 1949, as economias das duas metades da cidade ficaram integradas nas duas novas repúblicas independentes da Alemanha.
 Berlim Oriental foi eixo dos sistemas comerciais, financeiros e de transportes da Alemanha Oriental e continuou sendo um importante centro industrial. Entre sua produção industrial se contavam o aço, os produtos derivados da borracha, os produtos elétricos e os equipamentos para transportes; também destacavam-se a fabricação de produtos químicos e a indústria alimentícia. O rio Spree, que se comunica por meio de canais navegáveis com o mar Báltico, alarga-se em Berlim Oriental formando um enorme porto fluvial.
 Berlim Ocidental, apesar do bloqueio a que foi submetida, foi recuperando-se com a ajuda da Alemanha Ocidental e do Plano Marshall. A cidade logo converteu-se num importante centro industrial que produzia equipamentos elétricos e eletrônicos e grandes quantidades de maquinaria, metal, produtos têxteis, químicos e alimentícios. Berlim Ocidental desenvolveu-se também como importante centro financeiro, de pesquisa e desenvolvimento científico.
 Ao ser derrubado o muro de Berlim, em 1989, as duas metades da cidade voltaram a se unir fisicamente. A sua integração econômica adquiriu caráter oficial a partir de julho de 1990. Berlim Oriental experimentou câmbios econômicos mais fortes, com a privatização de muitas empresas estatais.
Em 1147, os germânicos venceram os vendos, tribo eslava que tinha se estabelecido na região, e por volta do ano 1230 fundaram Berlim Ocidental e Colônia, dois assentamentos gêmeos numa ilha do rio Spree. Nas duas cidades prosperou o comércio e, em 1359, uniram-se à Liga Hanseática. Ambas as cidades foram depois forçadas a abandonar a liga e juntas formaram a capital de Brandemburgo. Em 1709, uniram-se oficialmente formando uma única cidade. Frederico I converteu Brandemburgo no Reino da Prússia, embelezou a nova capital real e fomentou o seu crescimento. Em 1871, Berlim foi declarada capital do Império Alemão unificado. Durante as décadas seguintes, a cidade cresceu até se converter num importante centro industrial. Do ponto de vista cultural, Berlim ficou célebre em todo o mundo pelas suas excelentes representações teatrais, concertos e exposições. No que diz respeito ao aspecto comercial, beneficiou-se da extensa rede de estradas de ferro que convergiam na cidade.

Bochum, cidade situada a oeste da Alemanha Central, na região industrial do Ruhr, na Renânia do Norte-Vestfália, perto de Colônia. Conta com centros siderúrgicos, fundições e estabelecimentos industriais que produzem produtos químicos, maquinaria pesada, cerveja e tecidos. População (1990, estimativa): 395.100 habitantes.

Brandemburgo (cidade), cidade do noroeste da Alemanha, no estado de mesmo nome. Está localizada às margens do rio Havel, perto de Berlim. Sua atividade industrial está baseada em estaleiros, manufatura de produtos têxteis, fabricação de folhas de flandres, bicicletas, papel e cerveja. A cidade deu nome à região histórica, que formou o núcleo originário do reino da Prússia.

Bremen, cidade situada no noroeste da Alemanha, capital do estado de Bremen. Está localizada nas margens do rio Weser, perto do mar do Norte. Mantém uma grande movimentação de mercadorias, e conta com magníficas instalações para o transporte por estrada de ferro. Junto com Bremerhaven, é a segunda área portuária do país. A construção naval é a principal indústria da cidade, além da eletrônica, a aeroespacial, a indústria química e a alimentícia. O setor antigo da cidade conserva um ar medieval. Durante os últimos séculos da Idade Média foi uma das cidades comerciais mais importantes do continente. No século XIX desenvolveu um próspero tráfico comercial com os países da outra parte do Atlântico. População (1990): 548.900 habitantes.

Brunswick (região histórica) (em alemão, Braunschweig), região histórica e antigo ducado da Alemanha, que pertence ao estado da Baixa Saxônia desde 1946.

Chemnitz, cidade situada ao leste da região central da Alemanha, ao pé da cordilheira Erzgebire, às margens do rio de mesmo nome, na Saxônia. Localiza-se em uma área que se destaca por suas indústrias têxteis. A região também fabrica locomotivas, máquinas têxteis e de mineração, além de produtos químicos. A cidade foi chamada Karl-Marx-Stadt entre 1953 e 1990. Sua população (1990, estimativa) é de 296.300 habitantes.

Colônia (em alemão, Köln), cidade do oeste da Alemanha, situada na Renânia do Norte-Vestfália, junto ao rio Reno. A cidade tem uma grande importância comercial devido a sua localização, que fez dela um grande entroncamento ferroviário e um importante porto fluvial. Entre os produtos industriais, destacam-se os metalúrgicos, automóveis, químicos, têxteis, farmacêuticos, material gráfico, chocolate e perfume. Colônia se destaca por sua universidade, fundada em 1388, e por suas igrejas, em especial por sua catedral, que é um magnífico exemplo do gótico na Europa setentrional. A cidade foi membro destacado da Hansa Teutônica. O controle de Colônia passou para a Prússia em 1815 e, posteriormente, a cidade se desenvolveu como centro industrial. Foi praticamente destruída durante a II Guerra Mundial, mas antes de 1960 já estava reconstruída e modernizada. População (1993): 962.517 habitantes.

Confederação da Alemanha, união dos estados alemães independentes situados ao norte do rio Main, constituída em 1867, sob a liderança da Prússia e por iniciativa de Otto von Bismarck, depois de haver derrotado a Áustria na Guerra Austro-Prussiana em 1866. Reconstituiu a Confederação Germânica, presidida pela Áustria, criada em 1815, segundo o estabelecido pelo Congresso de Viena depois das Guerras Napoleônicas e que congregou 39 estados. A Confederação da Alemanha do Norte contou com a incorporação de 22 estados alemães. O acordo firmado definiu que cada estado conservaria seu próprio governo, deixando o comando das tropas para a Confederação, cujo chefe militar seria o rei da Prússia, que, também exerceria o poder executivo como presidente da Confederação. Representou um passo importante para a Unificação alemã (1871).

Copenhague (em dinamarquês Kobenhavn), capital da Dinamarca e do condado de Copenhague. Uma parte da cidade encontra-se na costa oriental da ilha de Zelanda Christianshavn e a outra na ilha Amager, conectadas por pontes. O distrito comercial estende-se em direção ao nordeste, sobre a ilha de Sjaelland. Copenhague foi um povoado pesqueiro até meados do século XII. Em 1443 Cristóvão da Baviera a nomeou capital. População (1992, incluindo a área metropolitana): 1,339 milhões de habitantes.

Cottbus, cidade localizada ao leste da Alemanha, no estado de Brandemburgo, à beira do rio Spree, perto da fronteira com a Polônia. É um importante centro industrial e de transportes; produz energia elétrica, maquinário, equipamentos eletrônicos e tecidos. A população em 1993 era de 128.121 habitantes.

Dalmácia, faixa de terra montanhosa a sudeste da Europa, situada em quase a sua totalidade na Croácia. Tem uma superfície de 12.950  km2 e é atravessada pelos Alpes Dináricos. Split é a principal cidade da região. No século VI a.C., os gregos estabeleceram colônias no reino da Ilíria, das quais a Dalmácia fez parte. Na I Guerra Mundial a Dalmácia foi incluída no recém-criado Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos e durante a II Guerra Mundial, os italianos ocuparam parte de sua costa até 1944. Em 1991, após a República da Croácia declarar a sua independência da Iugoslávia, a região se tornou uma zona de guerra. Entre 1991 e 1994, a região permaneceu sob domínio sérvio, até que finalmente o território foi reconquistado em agosto de 1995 pelo exército croata.

Darmstadt, cidade do sudoeste da Alemanha, localizada em Hesse, perto da Mogúncia. Entre os produtos manufaturados, destacam-se os produtos químicos, ferramentas mecânicas, material tipográfico, equipamentos eletrônicos e vidro. População (segundo estimativas de 1990): 138.300 habitantes.

Dessau, cidade situada ao leste da Alemanha, às margens do rio Mulde, em Saxônia-Anhalt, próximo a Leipzig. Importante nó ferroviário. Suas indústrias mais importantes são a do açúcar, de produtos químicos, tecidos e produtos de ferro. População (segundo estimativas para 1990): 97.800 habitantes.

Dinamarca, monarquia constitucional do norte da Europa. É o mais meridional dos países escandinavos. Limita-se ao norte com o estreito de Skagerrak; a leste com o estreito de Kattegat e o estreito de Oresund que une o Kattegat e o mar Báltico; ao sul com o mar Báltico, o estreito de Fehmarn e o estado alemão de Schleswig-Holstein; e a oeste com o mar do Norte. A Dinamarca compreende a maior parte da península de Jutlândia, mais de 400 ilhas no mar Báltico e no mar do Norte;  Sjaelland ou Seelândia é a maior, seguida por Fyn, Lolland, Falster, Langeland e Mon. Aproximadamente a 230 km a leste de Sjaelland, no mar Báltico, está a ilha de Bornholm. A Dinamarca tem dois territórios externos que se localizam ao norte do Oceano Atlântico: as ilhas Feroe e Groenlândia, que gozam de plena autonomia em questões internas. Excluídos estes territórios, tem uma superfície de 43.080 km². A capital é Copenhague. A população é extremamente homogênea; 96% são de origem danesa e estão muito relacionados com outros povos escandinavos. Há uma pequena população imigrante. Tradicionalmente, foi um país agrário e a agricultura é, por esse motivo, um setor econômico chave.

 Dortmund, cidade situada no oeste da Alemanha, na Renânia do Norte-Vestfália, às margens do rio Ems. Centro das jazidas de carvão do Ruhr e próxima dos depósitos de minério de ferro. Seus produtos principais são o ferro e o aço, maquinaria para as minas, equipamentos ferroviários, ferramentas mecânicas e cerveja. População (segundo estimativas para 1990), 597.400 habitantes.

 Dresden, cidade do leste da Alemanha, capital da Saxônia. Um de seus portos, o do rio Elba, próximo à República Tcheca, é o centro de uma das maiores áreas metropolitanas da Alemanha, assim como importante núcleo cultural, industrial e de transportes. Sua economia gira em torno do porto e das indústrias de artigos de alta tecnologia. Dresden ganhou importância entre 1485 e 1918, quando foi capital do poderoso ducado da Saxônia. Converteu-se em importante centro industrial ao final do século XIX. Em 1945, sofreu um grande bombardeio que deixou 135 mil vítimas e destruiu 80% da cidade. Sua população (1993) é de 479.273 habitantes.

Duisburg, cidade do oeste da Alemanha, localizada na confluência dos rios Reno e Ruhr, na Renânia do Norte-Vestfália, perto de Düsseldorf. A cidade, que é o maior porto interior fluvial da Europa. É um importante centro de fabricação de produtos químicos, têxteis, alimentos processados e vidro. A cidade moderna formou-se em 1929, quando a antiga Duisburg uniu-se ao bairro periférico de Hambor. População (1990, estimativa): 533.600 habitantes.

Düsseldorf, cidade situada no centro da Alemanha, capital do estado da Renânia do Norte-Vestfália e porto na confluência dos rios Reno e Düssel. A cidade é um importante centro financeiro, industrial e de transportes. Düsseldorf é sede de um grande número de atividades industriais e comerciais. Produz automóveis, artigos de metal, maquinaria, produtos químicos, tecidos, além de ter um importante parque gráfico. População (1990): 575.100 habitantes.

Erfurt, cidade da região central da Alemanha, localizada às margens do rio Gera, capital do estado da Turíngia. Importante centro cultural, industrial e de comunicações. Em suas atividades industriais, predomina a fabricação de equipamentos eletrônicos, de produtos químicos, de alimentos e de calçados. A cidade teve seu período de máxima prosperidade no século XV, quando foi importante membro da Liga Hanseática. Sua população (1993, estimativa) é de 200.800 habitantes.

Espanha, monarquia constitucional da Europa sul-ocidental que ocupa a maior parte da península Ibérica; faz fronteira ao norte com o mar Cantábrico, França e Andorra; a leste com o mar Mediterrâneo; ao sul com o Mediterrâneo e o oceano Atlântico e a oeste com Portugal e o oceano Atlântico. A dependência britânica de Gibraltar está situada no extremo meridional. As ilhas Baleares no Mediterrâneo e as ilhas Canárias no Atlântico são duas comunidades insulares. A extensão é de 504.782 km2. Madri é a capital. O povo espanhol é uma mistura dos povos indígenas da península com os que foram conquistando sucessivamente o seu território: os romanos, um povo mediterrâneo; os suevos, os vândalos e os visigodos (ver Godos), povos germânicos; e elementos semíticos, em especial de origem árabe e judaica. Os ciganos formam uma importante etnia.
A população (1995) é de 40.460.055 habitantes, com uma densidade demográfica de 80 hab/km2. É uma monarquia parlamentar regida pela Constituição de 1978. 


Essen, cidade da região central do oeste da Alemanha, na Renânia do Norte-Vestfália, no distrito industrial do Ruhr. A cidade é um importante entroncamento ferroviário e centro industrial. Destaca-se pela produção de ferro e aço de alta qualidade, como também de carvão. A população, segundo estimativas para 1990, era de 626.100 habitantes.

Estados Unidos da América, república federal situada na América do Norte e formada por 48 estados contíguos, além do Alasca e do Havaí. O conjunto dos 48 estados limita-se ao norte com o Canadá, a leste com o oceano Atlântico, ao sul com o golfo do México e com o México e a oeste com o oceano Pacífico. Os Grandes Lagos e o rio São Lourenço formam parte da fronteira norte; o rio Grande, ou Bravo, faz parte da fronteira sul. A capital é Washington. A superfície é de 9.809.155 km2 (inclusive o distrito federal de Colúmbia). A população é de 263.437.000 habitantes, com densidade de 26,4 hab/km2 (1995)
O grupo mais numeroso (aproximadamente 58 milhões) é de ascendência inglesa; 38,7 milhões são descendentes de irlandeses e 32,7 milhões de alemães. Perto de 31,8 milhões de norte-americanos de cinco anos ou mais cresciam em famílias nas quais se falava alguma língua além do inglês. Os brancos constituem 83,9% da população, os negros 12,3%, os descendentes de índios americanos 0,8% e os asiáticos e habitantes das ilhas do Pacífico 3%. O maior grupo religioso é formado pelos católicos, com 25% da população.
O inglês é a principal língua. A lei suprema é a Constituição de 1789. As primeiras dez emendas (conhecidas como Declaração de Direitos), adotadas em 1791, garantem as liberdades civis. Entre 1795 e 1992, foram adotadas 17 emendas adicionais que, entre outras medidas, aboliam a escravatura e estipulavam o sufrágio universal para os maiores de 18 anos. O presidente é a máxima representação do Estado e chefe de governo. Todos os poderes legislativos são exercidos pelo Congresso, que é bicameral.
Desde o início do século XX, é o principal país industrial do mundo. A moeda é o dólar.
As viagens, no final do século XV, de Cristóvão Colombo e de Giovanni Caboto, constituíram o início do descobrimento e da colonização do continente americano. A atividade colonizadora inglesa foi retomada em 1620, quando os separatistas adquiriram o direito de assentar-se em Virgínia e fundaram Plymouth, ponto de partida da colonização da Nova Inglaterra, realizada principalmente por puritanos.
Entre 1776 e 1865, a confederação norte-americana passou de 13 a 26 estados membros. A jovem nação teve de enfrentar sérios problemas sociais, econômicos e políticos. Os dois mais graves foram decidir se prevaleceria a autoridade do governo federal ou a de cada um dos estados e se continuaria a escravatura. A controvérsia sobre ambas as questões dividiu o país em duas facções opostas: o Norte e o Sul. De acordo com os Artigos da Confederação, aprovados pelo Congresso em 1777, os estados-membros conservavam sua autoridade soberana e o Congresso era um órgão no qual estavam representados os estados e o povo.
A Constituição entrou em vigor em 1788 e George Washington, primeiro presidente dos Estados Unidos, iniciou seu mandato em 1789. Abraham Lincoln, que defendia que a decisão sobre a escravidão fosse do Congresso, foi proclamado presidente em 1860. O Congresso aboliu a escravidão em 1862, após promulgar a Proclamação da Emancipação e, em 1854, a décima terceira emenda da Constituição a aboliu em todos os estados.
A política exterior norte-americana, entre 1920 e 1932, centrou-se no problema das dívidas de guerra e nas indenizações exigidas à Alemanha. A política exterior concentrou-se em aumentar o comércio exterior, em especial com a América do Sul, solucionar os problemas criados pela guerra entre a China e o Japão (iniciada em 1937) e no irrompimento da II Guerra Mundial, em 1939, à qual os Estados Unidos aderiram em 1941.
Apesar dos problemas internos, os Estados Unidos continuaram sua intervenção nos assuntos internacionais, realizando os julgamentos por crimes de guerra contra antigos dirigentes alemães e japoneses. Também estabeleceu o Conselho Nacional de Segurança e a CIA, para reunir informação estratégica do estrangeiro.

Informações extraídas da Enciclopédia® Microsoft® Encarta 2001. © 1993, que visam apenas a apresentação de elementos sucintos, capazes de provocar a curiosidade do leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário