22 de mar. de 2015

Informações Enciclopédicas III

Kaiserslautern, cidade do sudoeste da Alemanha na Renânia-Palatinado, à beira do rio Lauter. Importante centro industrial matalúrgico, têxtil, de produção de maquinário e automóveis. A cidade foi residência real de Carlos Magno. A população em 1993 era de 102.370 habitantes.

Kaliningrado (anteriormente chamada Königsberg), cidade da Rússia ocidental, às margens do rio Pregolya. É um centro comercial e industrial muito importante. Conta com plataformas industriais especializadas nos setores naval, de maquinaria, químico e de papel.  Foi fundada em 1255 como fortaleza para os cavaleiros teutônicos. No acordo de Potsdam (1945), estabeleceu-se que tanto a cidade como os territórios adjacentes ficariam integrados à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Em 1946, a cidade recebeu seu nome atual. População (1990), 406.000 habitantes.

Kassel, cidade do oeste da Alemanha central, no estado de Hesse, às margens do rio Fulda. É um centro industrial de material ferroviário, maquinária, automóveis, produtos têxteis e instrumentos de precisão. Foi capital (1807-1813) do Reino de Vestfália sob o domínio de Jerônimo Bonaparte. População (1990), 193.400 habitantes.

Kiel, Canal de (também chamado Nord-Ostsee Kanal), via artificial de água do noroeste da Alemanha que liga o mar do Norte com o mar Báltico. O canal se estende em direção nordeste através do Estado de Schleswig-Holstein, desde Brunsbüttelkoog, perto da desembocadura do rio Elba, até Kiel, no Báltico. O canal, com cerca de 97 km de extensão, 102 m de largura e 11 m de profundidade, evita a difícil passagem ao redor da Jutlândia. Foi internacionalizado mediante a assinatura, em 1919, do Tratado de Versalhes.

Leipzig,  cidade do leste da Alemanha Central, na Saxônia, situada na confluência dos rios Pleisse, Parthe e Elster. É conhecida por suas feiras internacionais que recebem milhares de expositores e visitantes. Foi o centro da indústria editorial alemã desde o século XVIII até a II Guerra Mundial. Além disso, produz material de impressão, instrumentos de precisão, tecidos, cerveja e instrumentos musicais.
 A cidade foi fundada por tribos eslavas no ano 920. Em 1813, durante as Guerras Napoleônicas, o exército francês foi derrotado definitivamente em Leipzig. No século XIX tornou-se um dos centros musicais da Europa. população (1993), 490.851 habitantes.

Letônia, república no nordeste da Europa; faz fronteira ao norte com a Estônia e o golfo de Riga, a leste com a Rússia, ao sul com a Belarus e a Lituânia e a oeste com o mar Báltico. Tem uma extensão de 64.500 km2. Riga é a capital. A população é de 2.544.000 habitantes (1994), com uma densidade demográfica de 41 hab/km2. A Constituição de 1922 é o documento legal supremo.
O setor principal é a indústria. Os povos letões se estabeleceram na região durante o século IX. Embora em 1918 a Letônia se proclamasse uma república independente, as tropas bolcheviques tomaram Riga. As tropas aliadas e nacionalistas expulsaram as russas em 1920. A URSS ocupou o país em 1940. Instalou o regime comunista e a converteu em uma república da URSS. Foi ocupada pela Alemanha durante a II Guerra Mundial, mas, em 1945, passou a fazer parte da URSS.

Lodz, cidade localizada no centro da Polônia. É o centro administrativo do voivodato (província) do mesmo nome. É a segunda cidade mais povoada do país e um importante centro de comunicações. Lodz conta com a indústria têxtil mais importante da Polônia. População (segundo estimativas de 1992), 838.400 habitantes.

Lübeck, cidade do norte da Alemanha, situada às margens do Rio Trave, no Estado de Schleswig-Holstein, junto ao Mar Báltico, formando limite com o Estado de Meckelemburgo-Pomerânia Anterior. É um importante porto do Báltico, também centro turístico e de indústria pesada. A construção naval constitui sua principal indústria além da manufatura de produtos têxteis, maquinaria e marzipã. Em 1358 foi designada capital da Liga Hanseática e prosperou ao se tornar centro do comércio do Mar Báltico. Sua economia, após um período de menor atividade, revitalizou-se em 1900 com a conclusão do Canal Elba-Lübeck. População (1993), 217.269 habitantes.

Ludwigsburg, cidade do estado de Baden-Württemberg, no sudoeste da Alemanha, perto do rio Neckar. É um entroncamento ferroviário e um centro industrial no qual se produzem maquinarias, produtos têxteis, plásticos e instrumentos cirúrgicos. População (1993): 86.216 habitantes.

Ludwigshafen am Rhein, cidade do sudoeste da Alemanha e importante porto do rio Reno. Situa-se na fronteira com Mannheim, no estado da Renânia-Palatinado. Possui uma grande indústria química, além de fábricas de máquinas e veículos. Sua população (1993, estimativa) é de 168.130 habitantes.

Luxemburgo, país da Europa ocidental. Faz fronteira ao norte e a oeste com a Bélgica, a leste com a Alemanha e ao sul com a França. Tem 2.586 km2 de superfície. Junto com a Bélgica e os Países Baixos, forma o Benelux. A população é uma mistura dos povos celta, belga, romano e franco. Tem uma das densidades demográficas mais baixas da Europa, compensada pela imigração. A população (1992) é de 389.800 habitantes, com uma densidade de 151 hab/km2. Sua capital e maior cidade é Luxemburgo (1991), com 75.833 habitantes. O Grã-Ducado de Luxemburgo é uma monarquia constitucional hereditária, com um governo democrático e um gabinete unicameral. É um dos países mais industrializados do mundo e o segundo maior em receita, vindo depois da Suíça.  Quando acabaram as Guerras Napoleônicas, em 1815, o Congresso de Viena tornou Luxemburgo um Grão-Ducado e delegou o governo a Guilherme I, rei dos Países Baixos. Em 1867, depois da tentativa francesa de adquirir o ducado, Luxemburgo passou a ser território neutro, garantido pelas grandes potências.

Magdeburgo, cidade do norte da Alemanha central, capital do estado de Saxônia-Anhalt, às margens do rio Elba. Importante porto fluvial e entroncamento ferroviário, centro industrial e comercial. Situada em uma região de cultivo de beterraba, o que faz de suas refinarias de açúcar uma de suas indústrias básicas. Foi um poderoso membro da Liga Hanseática, mas, ao abraçar a Reforma protestante e aderir à Liga de Esmalcalda, provocou a reação do imperador; por essa razão, foi incendida em 1631. População (1993): 270.546 habitantes.

Mannheim, cidade do sudoeste da Alemanha, em Baden-Württemberg; é um importante porto fluvial situado na confluência dos rios Reno e Neckar. Centro industrial e comercial destacado, onde se produz maquinária, artigos em metal, produtos químicos, têxteis e materiais para construção. População (1990), 308.400 habitantes.

Mecklemburgo-Pomerânia Anterior, estado do nordeste da Alemanha, limita-se ao norte com o Mar Báltico, a oeste com Schleswig-Holstein, a sudoeste com a Baixa Saxônia, ao sul com Brandemburgo e a leste com a Polônia.
 O estado encontra-se em uma fértil planície que contém abundantes bosques e lagos. Schwerin é a capital.
 Os povos teutônicos e várias tribos eslavas foram os primeiros povoadores da área. Em 1621, dividiu-se nos ducados de Mecklemburgo-Schwerin e Mecklemburgo-Strelitz. Em 1934, fundiram-se no estado de Mecklemburgo. Com a unificação da Alemanha, foi criado o atual estado. Superfície, 23.598 km2; população (segundo estimativas para 1992), 1.892.000 habitantes.

Minden, cidade da Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha, situada junto ao rio Weser. É um importante entroncamento ferroviário, rodoviário e de canais. Sua localização estratégica fez da cidade um importante centro para o comércio europeu desde o século XIII. Na cidade também existe indústria pesada, têxtil e de produtos químicos. População (segundo estimativas de 1989), 75.169 habitantes.

Munique, capital da Baviera, situada no sul da  situada no sul da Alemanha, às margens do rio Isar. É um importante centro industrial, cultural e de transportes. Munique se comunica com o resto do país e com outras cidades por meio de um aeroporto internacional e uma rede de rodovias e ferrovias. Grande parte de seu desenvolvimento moderno e esplêndida arquitetura datam dos tempos de três reis bávaros: Maximiliano I, Luís I e Luís II. População (segundo estimativas para 1990), 1.219.600 habitantes.

Münster, cidade situada a oeste da Alemanha Central, na Renânia do Norte-Vestfália, e porto do canal Dortmund-Ems. É um centro comercial de produtos industrializados e agrícolas, com fábricas de maquinaria, ferramentas, têxteis e beneficiadoras de alimentos. População (segundo estimativas para 1990), 259.438 habitantes.

Noruega, monarquia constitucional na península Escandinava. Limita-se ao norte com o mar de Barents, a noroeste com a Finlândia e a Rússia, a leste com a Suécia, ao sul com o estreito de Skagerrak e o mar do Norte e a oeste com o oceano Atlântico. A costa, muito recortada por fiordes e ilhas, estende-se por 21.925 km de extensão. Sua superfície é de 323.877 km2. Oslo é a capital.
O território norueguês é muito montanhoso, com aproximadamente um terço situado ao norte do Círculo Polar Ártico. Sua linha costeira, em proporção com a sua área, é maior do que a de todos os outros grandes países do mundo. Divide-se em cinco grandes regiões: Vestlandet (país ocidental), Østlandet (país oriental), Trøndelag (região de Trondeim), Nord Norge (Noruega do norte) e Sørlandet (país do sul). A população é etnicamente homogênea. Os únicos grupos minoritários de certa importância são os sami e um povo de origem finlandesa que vive em Nord Norge. Em 1993, a população da Noruega era de 4.324.815 habitantes e a densidade, de 13,3 hab/km2, a mais baixa da Europa. São reconhecidas oficialmente as duas formas da língua norueguesa: o bokmål (língua escrita), utilizado por 80% da população e o nynorsk (neo-norueguês), falado pelos 20% restantes. Os sami (lapões) falam uma língua uralo-altaica. Cerca de 89% da população pertence à igreja evangélica luterana da Noruega. Existem grupos pentecostais e de outras facções protestantes (11%). A Noruega é uma monarquia constitucional e parlamentarista de caráter hereditário. A Constituição foi promulgada em 1814. O rei detém o poder executivo, embora os seus poderes sejam nominais e as suas funções administrativas sejam exercidas pelo Conselho de Ministros. O rei faz todas as nomeações governamentais por indicação do partido que tem a maioria parlamentar. O Parlamento, denominado Storting, é a autoridade legislativa.
Em 1994, o produto interno bruto era de 123,3 bilhões de dólares. Apesar de a economia norueguesa basear-se na livre empresa, o governo exerce um controle considerável. A Noruega tem um dos níveis de vida mais altos do mundo: a renda per capita em 1992 era de US$27.524. O peso da agricultura não é muito expressivo nem na população ativa nem no produto interno bruto. A Noruega tem uma das indústrias pesqueiras mais importantes do mundo e, desde o início da década de 1970, desenvolve atividades de piscicultura (sobretudo com salmão de rio e mar). Os principais recursos minerais da Noruega são o petróleo e o gás natural, extraídos das grandes reservas da plataforma continental do mar do Norte. A unidade monetária é a coroa.
Pela União de Kalmar, em 1397, os três reinos escandinavos formaram uma só unidade administrativa. A Noruega passou a ser uma província da Dinamarca. Mais tarde, o luteranismo tornou-se a religião oficial e durante os quatro séculos seguintes a Noruega permaneceu estagnada sob o governo dinamarquês.
As Guerras Napoleônicas levaram à dissolução da União de Kalmar. Pelo Tratado de Kiel, a Dinamarca cedeu a Noruega ao rei da Suécia, mas os noruegueses rechaçaram o tratado, declararam-se independentes, reeditaram uma Constituição liberal e ofereceram a coroa ao príncipe herdeiro dinamarquês Frederick (que reinou com o nome de Cristiano VIII).
O governo norueguês, dominado por ministros liberais, tornou-se um dos mais avançados da Europa em temas sociais, como auxílio-desemprego, pensões de aposentadoria e leis que admitiam numerosos direitos individuais, inclusive o divórcio; em 1913, as mulheres norueguesas obtiveram o direito ao voto.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a Suécia, a Noruega e a Dinamarca acordaram em declarar-se neutras, política que se prolongou depois da guerra. O Partido Trabalhista obteve a maioria nas eleições gerais de 1945 e se manteve no poder durante os vinte anos seguintes. Sob sua administração, a Noruega consolidou-se como um dos estados cujo bem-estar social é um dos mais avançados do mundo. Foi membro fundador das Nações Unidas (ONU) e seu ingresso na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) pressupôs o abandono de sua tradicional neutralidade. Em 1959, a Noruega assinou, como membro fundador, o acordo da Associação Européia de Livre Comércio (EFTA).
Em 1994, o Parlamento Europeu aprovou o ingresso da Noruega, da Suécia, da Finlândia e da Áustria na União Européia (UE), mas, em novo referendo, os noruegueses rejeitaram pela segunda vez a sua entrada na UE.

Novgorod, cidade da Rússia ocidental, capital do oblast (província) homônimo, está localizada às margens do rio Volkhov, perto do lago Ilmen. Centro comercial de uma rica região agrícola, industrializa fertilizantes e produtos alimentícios. Suas origens remontam ao princípio do século V ou VI. População (segundo estimativas de 1990), 232.000 habitantes.

Nuremberg, cidade situada no sul da Alemanha central, às margens do rio Pegnitz (Baviera), próxima de Fürth. É um importante centro comercial e industrial, entroncamento ferroviário e fluvial, que, através do canal Ludwig, se comunica com o Danúbio e o Main. Famosa por suas fábricas de brinquedos e pastelarias, também produz automóveis, produtos eletroeletrônicos, tecidos e instrumentos de precisão. Em 1356, transformou-se de fato na capital do Sacro Império Romano-Germânico. Famosa por sua produção de talhas de madeira, durante os séculos XV e XVI viveu um período de esplendor comercial e cultural. Depois da II Guerra Mundial, foi a sede do denominado processo de Nuremberg, uma série de julgamentos contra militares e dirigentes nazistas acusados de crimes de guerra. População (1993): 498.945 habitantes.

Oberhausen, cidade situada no oeste da Alemanha, próxima ao rio Reno, na Renânia do Norte-Vestfália. Centro industrial do distrito (província) de Ruhr, com uma intensa atividade centrada na produção de ferro, aço, produtos químicos, artigos de metal e maquinaria. População (segundo estimativas de 1993), 226.254 habitantes.

Oldenburgo, cidade do noroeste da Alemanha, situada às margens do rio Hunte, na Baixa Saxônia, perto de Bremen. A indústria manufatura maquinaria agrícola, produtos alimentícios e têxteis. População (1993), 147.701 habitantes.

Osnabruck, cidade do noroeste da Alemanha, às margens do rio Hase, na Baixa Saxônia. Centro industrial e distribuidor de mercadorias. Conta com estabelecimentos especializados na fabricação de material ferroviário, cabos de aço, automóveis, tecidos, papel e produtos alimentícios. População (segundo estimativas de 1993), 168.078 habitantes.

Informações extraídas da Enciclopédia® Microsoft® Encarta 2001. © 1993, que visam apenas a apresentação de elementos sucintos, capazes de provocar a curiosidade do leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário