22 de mar. de 2015

Informações Enciclopédicas V

Varsóvia, a maior cidade e a capital da Polônia, situada no centro do país, às margens do rio Vístula. É a capital da província de Varsóvia e está situada em um entroncamento ferroviário e rodoviário extremamente importante para o país. A cidade tem um importante parque gráfico e editorial, bem como uma forte indústria automobilística, eletrônica, metalúrgica, têxtil, química e alimentícia, tabagista e de móveis. Há séculos, é o centro político e cultural da Polônia. De 1813 até ser ocupada pelos alemães, em 1915, esteve sob a hegemonia da Rússia. Em 1918, converteu-se na capital do recém restaurado Estado polonês. Durante a II Guerra Mundial, a cidade foi destruída e sua população, cruelmente dizimada pelas tropas alemãs. População (1992): 1.644.500 habitantes.

Vestfália, antiga província da Prússia, que atualmente integra o estado alemão de Renânia do Norte-Vestfália. Faz divisa com a Holanda ao noroeste, com as antigas províncias prussianas de Hannover ao norte e leste, com Hesse-Nassaui ao sul e sudeste, e com a Renânia-Palatinado a sudoeste e oeste. A capital histórica é Münster.

Viena, cidade do nordeste da Áustria, capital e maior cidade do país, situada em ambas as margens do rio Danúbio, com as encostas dos Alpes orientais a oeste e as planícies da bacia do Danúbio a leste.
Viena é um porto importante, ponto de encontro das comunicações e centro industrial do setor de serviços mais importante da Áustria. A cidade gera aproximadamente um quinto do total da produção industrial da Áustria. Viena tem sido famosa durante muito tempo pelas suas instituições culturais e educativas. Durante os séculos XVIII, XIX e início do XX foi uma das capitais musicais do mundo, o lar de muitos compositores e músicos famosos, entre outros. Durante muitos séculos foi o centro econômico e político do Império Austro-Húngaro; entre 1938 e 1945 foi a capital provincial do III Reich. Após a II Guerra Mundial renasceu como capital da neutra República da Áustria e, depois de 1979, como uma das sedes das Nações Unidas. População (1991), 1.553.176 habitantes. 

Weimar, cidade do centro da Alemanha, na Turíngia, à margem do rio Ilm. Weimar é um núcleo ferroviário e industrial, produz têxteis, papel, maquinaria, automóveis, instrumentos musicais, equipamentos elétricos, vidro e calçados. Em 1919, após a I Guerra Mundial, a Assembléia Nacional Alemã, reunida em Weimar, estabeleceu a República da Alemanha, conhecida como a República de Weimar. População (1990), 61.583 habitantes.

Wiesbaden, cidade do oeste da Alemanha, aos pés da cordilheira do Taunus, às margens do rio Reno. É a capital do estado de Hesse. Possui indústrias de produtos químicos, fármacos, cimento, artigos de metal, maquinaria e têxteis. População (segundo estimativas de 1990), 258.500 habitantes.

Wittenberg, cidade do leste da Alemanha central, no estado de Saxônia-Anhalt, às margens do rio Elba. É um entroncamento ferroviário, com indústrias nas quais se produz têxteis, couro, maquinaria, cerâmica, aparelhos elétricos, azulejos, cimento e produtos químicos. A cidade transformou-se em um lugar chave da Reforma. Em 1534 imprimiu-se ali a primeira Bíblia luterana. População (segundo estimativa de 1989), 53.400 habitantes.

Wroclaw (em alemão, Breslau), cidade e porto do sudoeste da Polônia, capital da província homônima, às margens do rio Oder. Tem uma das maiores populações do país e é um importante centro comercial, industrial e de transportes. Na cidade, situada em uma rica região mineira e agrícola, predominam as fundições de ferro, as indústrias têxteis e as fábricas de cerveja e de maquinaria.
Wroclaw, que inicialmente se chamou Vratislavia, transformou-se em sede episcopal no século XI. No século XIII, adotou seu nome germânico, Breslau. Depois da II Guerra Mundial, foi anexada à Polônia em virtude de uma decisão da Conferência de Potsdam e foi rebatizada com seu atual nome. População (1991): 643.071 habitantes.

Wurttemberg, região histórica da Alemanha, limita-se com a Baviera, o lago Constança e Baden. Ocupada originariamente por celtas e suevos, foi conquistada pelos romanos, alamanos e francos. Após a II Guerra Mundial, a região foi dividida nos estados de Württemberg-Baden e Württemberg-Hohenzollern, até 1952 quando foi criado o novo estado de Baden-Württemberg.

Informações extraídas da Enciclopédia® Microsoft® Encarta 2001. © 1993, que visam apenas a apresentação de elementos sucintos, capazes de provocar a curiosidade do leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário