26 de jun. de 2020

Comparando Registros

Quando se trabalha com os registros familiares de um mesmo clã, fica evidenciado o quanto cada registro desses deve ser "tratado individualmente", como se cada um fosse "um membro em particular" (!!!), pois, além dos dados individuais de cada persona ali identificada, aquilo que deveria ser um "registro padrão", independente se compartilha suas informações em um formulário pré-impresso  impresso/manuscrito , ou se vamos encontrar todas as informações em uma única folha totalmente manuscrita, estes vão variar de acordo com aquilo que o funcionário do registro civil vai preencher ao longo do espaço que dispõe para registrar as informações colhidas do declarante. Todo esse conjunto faz com que um documento seja mais extenso que outro e impede que o profissional que se dedica à paleografia faça o uso de "um documento base padrão", que possa ser utilizado para todos os registros que for trabalhar ao longo de sua carreira. A seguir, apenas um pequeno recorte ilustrativo para demonstrar a necessidade de se realizar um trabalho individualizado em um determinado conjunto documental.

Registro de nascimento de Ottilia





Registro de nascimento de Joseph





Na imagem a seguir, que retrata a comparação dentre dois registros de nascimento de teor equivalente, conforme pode ser visualizado nas imagem "originais" postadas acima, as informações em vermelho são as que constam do primeiro documento escolhido para fazer este comparativo meramente ilustrativo; e as informações em azul são as que constam do segundo documento escolhido, já que ambos, a princípio, teoricamente, trazem o mesmo tipo de informação!





Fonte: Pesquisa de registros realizada por P. K. Galleta em sites de genealogia, enviados por meio digital para serem transcritos e traduzidos, gentilmente cedidos para a criadora deste Blog, para que o comparativo acima pudesse ser elaborado.

© Transcrição e tradução: MSc. Helena Remina Richlin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário